Friday, February 10

Visto Negado

Aconteceu comigo...
Depois que recebemos o e-mail da agência comunicando o Match oficial, temos que agendar o dia da entrevista do visto. No caso da APIA, contamos pelo menos 10 dias úteis para recebermos os documentos e agendamos. Agendar o visto é muito fácil, mas tem um custo de R$38. Depois, fui tirar a foto 5x7 e pedi para salvarem no meu pen drive, na minha cidade não teve custo adicional. Assim que recebemos o placement (endereço da host family) em casa, já podemos preencher online o DS160 que é um pouquinho longo, mas simples também. Eu consegui sozinha, mas fui seguindo as dicas do blog da Anna que também é da APIA (mas acabei fazendo aqui um tutorial com imagens). Depois que preenchi o DS160, imprimi a confirmação: 
Como na minha cidade não tem Citibank, fui em Campinas pagar a taxa de U$140 (R$252) e depois fui na Experimento receber as orientações para a entrevista. Separei os documentos para levar: confirmação do agendamento, confirmação do DS160, DS2019 (J1), taxa sevis, recibo Citibank, passaporte, placement, diplomas das faculdades, carteira de trabalho, carta do diretor da escola que trabalho, escritura do terreno, documento do carro, extrato da conta e imposto de renda da minha mãe. Saí de casa 5h, minha mãe foi comigo. Entrei na fila pouco mais das 6h e não estava tão grande. Lá dentro eles conferem os principais documentos e grampeiam tudo. Depois de passar pelo detector de metais seguimos para uma fila onde dizemos o motivo da viagem, entregamos o passaporte e os documentos grampeados, recebemos uma senha e um papel laranja que será anexado ao envelope do sedex. Quando a senha é chamada, recebemos nos guichês verdes, de pré-entrevista tudo de volta e seguimos para a fila das digitais. Nos guichês vermelhos, colocamos a folha do DS160 'colada' no vidro e tiramos as digitais. Depois, somos encaminhados para a fila dos guichês azuis, os da entrevista. Nessa fila recebemos o envelope e usamos nossa própria caneta para ir preenchendo nosso endereço e tal... Nessa fila estava tranquila e fiquei observando os cônsules.. Minha vez chegou, me encaminharam para o guichê 15, com uma japonesa que já não tinha ido com a cara e começou a entrevista:
Consulesa: Bom dia.
Gisella: Bom dia!
C: Qual o motivo da viagem?
G: Au Pair.
A partir daqui, em English:
C: Por que quer ir para os EUA?
G: Porque eu quero melhorar o meu Inglês.
C: Você estuda?
G: Não.
C: Você fez faculdade?
G: Sim, Pedagogia e Comércio Exterior.
C: Quando você se formou?
G: Pedagogia em 2009 e Comex em 2011.
C: Qual faculdade?
G: Max Planck.
C: Eu não entendo. Escrever nessa papel para mim por fafor.
G: Sure! (escrevo o nome)
C: Você trabalha?
G: Sim.
C: O que você faz?
G: Sou professora auxiliar.
C: Com quem você mora?
G: Com minha mãe e meu irmão.
C: E o seu pai?
G: Ele já morreu.
C: O que sua mãe faz?
G: Ela trabalha no departamento comercial de uma empresa.
C: Iqwertyuiopasdfghjklzxcmom?
G: Sorry....?
C: Iqwertyuiopasdfghjklzxcmom?
G: (Cara de desespero)
C: Eu poteria fer imposta de renda de seu mãe?
G: Thank's, sure...
C: Eu poteria fer tampem extrata banco de seu mãe?
G: Uhummm...
C: (digita muito) Você já viajou para fora do Brasil?
G: Apenas para Argentina e Paraguai.
C: O que fará nos EUA?
G: Eu vou cuidar de 5 crianças...
C: (Cortou) Pegue o telefone.
C: Eu não poder conceder visto pra focê, sinto muito.
G: Mas por quê?
C: Esse carta explicar melhor.
G: Me deixe entender ao menos o motivo?
C: Não escutar focê, eu não posso, pote ir, cchau.
(A carta é a mesma para todos e diz que fui considerada inelegível para obter um visto de não-imigrante, que devo convencer que me qualifico para o tipo de visto, que retornarei após a estada e que para isso, devo demonstrar vínculos sociais e econômicos. Diz também que poderei requerer o visto outra vez, mas somente quando houver mudança significativa e que isso não garantirá que receba decisão diferente.)
Então, saí do guichê e do consulado para encontrar minha mãe, que me esperava, tadinha, sentada na calçada, rezando por mim... Quando contei que tive o visto negado, ela ficou mais triste do que eu. Pegamos o carro no estacionamento e fomos para a agência Experimento em Campinas contar para minha orientadora que ficou surpresa também, já que tinha me dado certeza, pois eu tinha todos os documentos e tal...
Agora escreverei um e-mail para a host family contando que não tive sucesso com o visto, mas que irei recorrer e precisarei contar com a ajuda deles escrevendo uma carta de apelo para mim. A agência também providenciou outra carta de apoio e minha mãe, tadinha de novo... além de ir comigo mais uma vez daqui a umas duas semanas, terá que providenciar mais documentação para comprovarmos que somos pobres, mas não tão 'pé-rapados' assim! Minha mãe tem uma loja de bijuterias, mas nem quis citá-la... Agora farei questão neh. E apresentei apenas o extrato da conta corrente da minha mãe, agora apresentarei também o da poupança... Coisas assim... Vamos ver se dará certo da próxima vez! O pior de tudo é ter que pagar tudo de novo!
Pesquisei blogs de meninas que também tiveram seus vistos negados e das 8 Au Pairs, 2 tiveram negados novamente e ambas desistiram do programa.
Não sei exatamente o motivo pelo qual a fez negar, pois ela não disse, mas acredito que tenha sido, principalmente a questão financeira, já que no imposto de renda da minha mãe não consta imóvel, mas se vocês tiverem certo conhecimento e ao lerem minha entrevista conseguirem identificar, por favor, comentem aqui! Precisarei dessa ajudinha, porque não quero ter que desistir de ser Au Pair... Estou tão animada com a minha família! Obrigada pelo apoio e companhia de sempre! ^^

51 comments :

  1. Então... acabei de ler seu post. Sua situação foi beeem parecida com a minha. Eu fiz 2 faculdade: em uma me formei em 2008 e na outra em 2011. Só que eu nao trabalho e nem estudo mais. O consul também pediu pra ver o imposto de renda dos meus pais. Meu pai tem uma casa no nome dele e minha mae tem um apartamento no nome dela. Eles sao professores do sistema público (são funcionários públicos, ou seja, a situação financeira é estável) e meu pai é professor universitário em faculdade pública e em outra privada. Por que o consul negou meu visto? Deus sabe. Mas ó, na minha segunda entrevista eu fiz exatamente as mesmas coisas da primeira. Mesma documentação mesmo tudo. A diferença foi que ele perguntou os estudos e eu disse 'I've just gratudated. I was a fulltime student and now I'm going to take my master's degree'. Que é mentira, claro e nao to matriculada em mestrado nenhum. Hhehe. Ai ele perguntou 'mas se você vai fazer mestrado, como vc vai pros eua?'. Ai eu disse que minha aulas so começavam em janeiro de 2013 (e ele acreditou).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nossa Jú... você teve muito azar com o primeiro e muita sorte com o segundo!

      Delete
  2. Aaaah, claro que, antes de mentir eu procurei um mestrado na minha area na internet que começasse em 2013 e ai a seleção pro mestrado é em outurbro de 2012, ai imprimi essa página levei comigo. Porque se ele perguntasse se eu estou matriculada, eu iria mostrar que tava esperando o edital abrir preu poder me candidatar. Mas por sorte ele acreditou no que eu disse e nao me pediu nada. Ah, ele nao notou que meu primeiro visto foi engado, entao nao perguntou isso. Olha, é importante que você leve a carta de apelo da familia. Porque fui logo mostrando a minha e ele leu, e isso ajudou. Se você quiser, eu mando pra você a carta que a familia me escreveu pra vc saber como é. Beijos e fé em Deus, sempre.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por ter me enviado sua carta! Já pedi a minha pra minha família! E tomara que meu próximo também não perceba que tive um negado! Beijos e muito obrigada!

      Delete
  3. Oiii Giii, estou triste pq vc teve o visto negado, mas estou feliz pq percebo sua vontade de seguir em frente e n desistir. Força aí e se eu puder te ajudar c alguma coisa conte comigo.
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por poder contar com você! Mas, não fique triste não... Eu apenas não me informei muito e por isso não fui preparada, mas agora sei que dará certo! Beijos

      Delete
  4. aMIGAAAAAAAAAA não to acreditando!!! Como assim visto negado? que palhaçada!!!!
    Vamos tentar no rio comigo?
    ahh não te contei neh?? hahaha vc sumiu e eu não quero postar no blog ainda, mas I have a match baby!!
    Vou no rio dia 27/02 simbora comigo???
    Me liga, ou me passa seu cel no face...bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é amiga, tinha que ser comigo! Mas, puxa PARABÉNS pelo seu Match! Tentar no RJ seria ótimo, mas muito mais caro já que terei que pagar tudo again... Mas Boa Sorte pra vc! Bjs

      Delete
  5. Oie Gi
    Fiquei muito triste com a noticia!
    "Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas
    mãos para receberem algo melhor. A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo." pensanisso#
    Tenta novamente se nao der certo, veem para Europa =)
    Bjao

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mandy, obrigada pela força, estou pensando sim! E pensando também da Europa ser meu Plano B! Bjão

      Delete
  6. Oi, Gi!

    Poxa, eu sei bem o que é ter um visto negado. Antes de ser Au Pair, tive um visto F1 negado. E isso foi pouco de dois meses antes de tentar o J1.
    A minha primeira entrevista foi parecida com a sua. O cônsul não me deu chance de falar quase nada, e nem me pediu documento algum.
    Tentei o Au Pair e consegui o visto. Minha entrevista foi longa! hehehe
    Porém, desta vez o cônsul me pediu até para eu explicar qual era o meu objetivo, por que eu queria tanto viajar. E consegui!

    Dica: se na próxima entrevista lhe perguntarem se você já teve um visto negado, diga que sim. Mentir, neste caso, não é bom.

    Quando ele me perguntou se era meu primeiro visto, eu disse que era o meu primeiro J1, aí ele me perguntou sobre o F1 e eu confirmei que foi negado.

    Boa sorte na nova tentativa! =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah sim, terei que dizer SIM pq fica registrado lá.. Mas obrigada pela dica e pela torcida! ^^

      Delete
  7. Poxa Gisella!! fiquei muito triste por você!!
    Bom minha irmã já foi au pair e teve o visto concedido e ela conheceu um pessoal que trabalha no consulado que explicaram pra gente alguns motivos de ter um visto negado,ela le seu post junto comigo e vou tentar explicar o que eu sei:
    Vc já terminou a faculdade,isso mostra (pra eles) que vc não tem nenhum vinculo com os estudos aqui no Brasil e não vai voltar pra terminar a faculdade e (n mente deles) significa que já formada,vc já deveria estar trabalhando aqui e com duas faculdades o fato de vc querer ser au pair (novamanete na mente chata deles) quer dizer que vc nao tem a menor intenção de voltar e sim de um dia arrumar um emprego por lá.
    Bom uma coisa q os amigos da minha irmã ensinaram (e q papai e mamãe não vou gostar de ler isso aqui) é : Minta se não tiver vinculos!é chato e eu não gosto de mentir,mas dizer ou star fazendo uma faculdade e dizer q trancou da a eles segurança de que talvez vc volte,ter um emprego fixo,do tipo q vc dependa dele e dizer que vc vai voltar pra essa empresa tbm conta (tipo professora eventual ou do tipo e igual o seu não conta,ter um namorado te esperando e que nao seja americano tbm!
    Bom sei que parece absurdo mas foi oq os amigos da minha irma disseram e 90 por cento das meninas q nos conhecemos q tiveram o visto negado são pq: Não moram com os pais ou não estudam,ou não tem um emprego um bom tempo,ou não tem nenhum bem material no seu nome ou nome dos pais ou tem a renda familiar abaixo de 3 mil reias( oq significa ser abaico da classe c)
    espero ter ajudado.
    um beijho e muita boa sorte na proxima tenttiva pra vc e boa sorte pra todas nos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É, a questão das 2 faculs pegou mesmo, mas eu fiz pós tb e nem cogitei isso, agora vou levar uma declaração q estou matriculada na pós (já q acabei de terminar e ainda não ficou pronto o diploma), vou mostrar os documentos da loja da minha mãe e isso aumentará a renda.. Obrigada pela torcida e boa sorte pra vc tb!

      Delete
    2. Hahahaha... Então quem não tem namorado tem que mentir a respeito? Mas e aí, ele teria que escrever uma cartinha também? rs.

      Delete
  8. Oi Gi, li seu comentário no meu blog e vim correndo pra cá.
    Puta que merda !!! Tô muito triste com essa notícia.
    Mano, que japa filha da mãe. Nega e não quer nem falar porque. Que absurdo !!!
    Mas não fica triste não flor, se for pra ser, será. Sei que todo mundo deve estar te falando isso agora, mas confia que o que é seu esta guardado.
    Tenta de novo sim, que dessa vez você vai conseguir. Segue a dica do pessoal aí em cima que são ótimas. Mentir não é sempre o melhor caminho, mas se não resta outra solução, essa mentira não vai prejudicar ninguém.
    A idéia de falar que esta matriculada em uma pós graduação que nem fez a Júlia que comentou aí em cima é muito boa. Pode dar certo.
    Sorteee e forçaa meninaa, na próxima vai dar tudo certo se Deus quiser.
    Beijooos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ná.. não to triste! Só com raiva da Japa! Sorte q agora ela não pode me entrevistar novamente! Seguirei as dicas sim e estou confiante! Obrigada, bjs

      Delete
  9. Oi Gi, quando vi o titulo do seu ultimo post tbm vim correndo...nao vejo pq te negaram o visto, achei uma puta sacanagem!!!
    Fiquei mto triste por vc e parabens por nao se deixar abater!
    Força que no final vai dar tudo certo, estou torcendo por vc!!!
    Quando conseguir agendar o novo visto nos avise!
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! Ah sim, não posso chorar em cima do leite derramado, vou lutar e dar a volta por cima! Ainda não re-agendei, mas torce tá! Bjs

      Delete
  10. Giii
    Tenta de novooo...
    Vc vai conseguir se DEUS KISERRR e ele kerr...

    Isso é realmente muito tristee..
    Mas estouu aki torcendo por tiii...
    E vai dar tudo certoo vc vai ver...
    beIjosssssssssss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim Dani! Agora dará certo! Torce muito! Bjo

      Delete
  11. Oi Flor achei super as dicas da Júlia!!
    Fé em Deus! e continua firme na tentativa mesmo!
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah eh Lê, vcs são umas fofas me ajudando com dicas e torcida! Obrigada! Bjs

      Delete
  12. Nossa que triste !! VC ja falou com sua HF ? Eles vao te esperar ?
    Estou aqui torcendo por vc !! Espero qeu de td certo !!
    E qnto a minha homesick, to fazendo de td para afasta-la !! kkkkk Xo !

    Bjuss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Falei sim, espero q escrevam! Torce sim Rapha, muitoo! Tks XoXo

      Delete
  13. Obrigadaaa Gi. E tenho certeza que ainda vou te visitar em NY. Beijinhoos, e não deixe de dar notícias.
    Qualquer coisa grita :)

    Beijinhoos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vai mesmo! E eu visitá-la na FL!!! Obrigada por estar comigo SEMPRE! bjs ótima viagem!

      Delete
  14. Oi Gi..nossa que ruim..mas força ai..!! tudo sempre dá certo...mostre seus novos docs..e vc vai conseguir sim..estamos todas torcendo...bjinhossss

    ReplyDelete
    Replies
    1. É Ma... ruim mesmo! Principalmente por ter q repetir tudo de novo, principalmente as taxas $$$$ hahaha Torce! Bj

      Delete
  15. Giiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....................... Não acredito!!! vc tinha praticamente td pra ter o visto! que ódio!!!
    mas não desiste mesmo!!! agora vai dar certo, com certeza!!!
    Vamos todas torcer por vc!!!! (yn)

    Fica com Deus. Bjãão :***

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Gabi! Realmente, é difícil de acreditar! Mas, estou confiante e ajuda de vocês está sendo fundamental! Obrigada! Bjo

      Delete
  16. Que chato.. É dificil entender o porquê de negarem seu visto!
    Eles nunca deixam claro... mas faça isso que vc falou... leve TUDO que você tiver, a conta poupança é bem interessante, leve carta do trabalho falando que você tem vaga garantida quando voltar (mesmo nao tenho) só pra comprovar mesmo... Leva conta do seu irmao tb (nao sei se ele eh de maior) enfim, leva tudo que vc achar coerente, tudo que de certa forma, mostra que vc tem um vinculo com o Brasil! Fala pra sua host family fazer a carta falando que vc estara sobre responsabilidade deles durante sua estadia de UM ANO... Mesmo que vc queira ficar 2. Na hora da entrevista procure deixar claro que vc só que ir pq precisa melhorar o inglês, pra quando voltar ter um cargo melhor na sua area, no seu trabalho... Que sua intencao é apenas um ano...
    Conheco meninas que tiveram o visto negado na primeira e conseguiram na segunda. Conheco outra que negaram 2 vezes, e ela nao desistiu, tentou a terceira e deu certo. Se Deus quiser vc nao vai precisar de terceira vez! Boa sorte, pensamento positivo! Reze bastante.. beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Thá! Sim, agora vou bem munida de papéis! Não tinha pensado em levar coisas do meu irmão, ele tem 21, vou levar tb! Eu levei já a carta do meu trabalho, dizendo q terei o emprego de volta, mas não tive oportunidade de mostrar, agora, farei questão! E, claro.. vou rezar pra não precisar tentar a 3ª vez! Bjs e Obrigada!!

      Delete
  17. Oii Gisella, td bom?
    que triste que isso aconteceu, mas não desanima não, viu? Ter o visto negado é algo que todos nós estamos sujeitos a ter, au pairs, turistas, estudantes, qualquer um.
    Eu li uma vez que a porcentagem de vistos negados é mínima, então acho difícil de acontecer novamente. Mas não desista não. A saga pra ser au pair já é tão dura rsrs desistir por causa do visto não dá né rsrs. ò torço por vc!! espero que dê td certo!! Tente quantas vezes for preciso. O duro é que tem que pagar, né?...
    olha, um conselho que li em um outro blog de uma au pair que também teve o visto negado: tem que ter uma mudança significativa da sua situação. Segundo o que a menina disse, na próxima vez em que vc for tirar o visto, o cônsul já vai saber que vc já teve o visto negado e a data que isso aconteceu. E umas das primeiras perguntas qe ele vai fazer é "O que mudou desde a última vez que vc veio aqui?". É de matar, né? pois sei que não dá pra fazer milagres né... Mas é importante vc ter algo de 'novo' para falar.
    espero ter ajudado
    beijos
    boa sorte!!
    nos mantenha informada ;)

    Kátia

    ReplyDelete
    Replies
    1. É uma experiência que ninguém quer ter e eu não desejo à NINGUÉM! Mas, agora terei que enfrentar e superar! Mudança significativa em 2 semanas não dá neh rs Mas irei levar TUDO o que puder e que não levei ou não mostrei da 1ª vez! Torce!!! bjs e Obrigada!!

      Delete
  18. Oie Gisella, tive meu primeiro visto negado e hj estou aqui, porém não desista..OK..Meus pais tens boas condições de vida e imóveis..As vezes eles olham na sua cara e não está de bem com a vida e negam o visto..
    Olhe meu blog pra ver como foi.
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oie! Obrigada pelo apoio.. Já li sua conquista e me inspirei! Desistir, jamais! Bjs

      Delete
  19. Gi, isso é só mais uma pedrinha no seu caminho.
    Tenho certeza que vc vai superar e buscar o SEU visto la no consulado denovo!

    Tô rezando por você, fé em Deus entrega tudo nas mãos dele viu ?! beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma pedra gigante, do tipo ice-berg haha Mas, com o aquecimento global, já está derretendo e irei superar! =D Obrigada pela torcida! Bjs

      Delete
  20. O que é SEU, ninguem tira! DEUS esta contigo!
    Estamos orando por vc!

    beijos

    ReplyDelete
  21. Brigada, Gisella!!! Deus tá guardando algo muito bom pra você também! Tô torcendo muuuuuuito por você! Beijos!

    ReplyDelete
  22. Oi Gisella.
    Nossa que coisa mais chata que aconteceu com vc!
    Mas não desista não, tente de novo que vai dar tudo certo!
    Aconteceu uma coisa parecida comigo, a agência que eu estava indo depois de tudo estar pronto me falou que eu não podia mais ir, sem dar explicações, mas eu não desisti e estou indo por outra agência.
    Beijos e boa sorte! : )

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Patrícia! Eu vi seu blog.. q chato tb =\ Mas, como já disse lá, Nós estamos dando a volta por cima e Iremos Conseguir! Beijos e Obrigada pela torcida! =D

      Delete
  23. Ah Gi que sacanagem negarem seu visto... =(
    Como ta o andamento da segunda entrevista?
    Sera q vc nao conseguiria tira-lo no Rio? Eh um dinheiro a mais de passagem mas pelo menos eh ctz de visto concedido. Minha entrevista foi um fracasso e msm assim ele me deu, rsrsrs.
    Te desejo toda boa sorte do mundo na segunda vez. Nao desiste viu?

    Beijos!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é Mô, sacanagem! Mas estou bem preparada e munida de documentos agora! Se Deus quiser, farei como você, irei no consulado BUSCAR meu visto! Li sua entrevista 3 vezes e vc teve mta sorte! Vou em SP mesmo, pagar 2 vezes é complicado.. Beijos e Obrigada!

      Delete
  24. Boa noite ontem tive meu visto negado no codigo214b,e nao sei o que fazer agora estou desesperado,levei tudo imposto,extrato,tudo que vcspossam imaginar,mais nao consegui o visto...

    ReplyDelete
  25. Tive meu visto negado F1 na primeira vez, foi rapido mas bem dolorido! Tentei a segunda, o arrogante do oficial me perguntou: O que fez para mudar sua situacao nesta duas semas depois do visto negado? Bem, eu disse que estava munida de todos os docs necessarios nao apresentados na primeira entrevista, ELE OLHOU PRA MIM e disse: Vou negar tambem!!! Pode isto? E sem olhar nenhum papel???
    Estou indignada e fora do prumo!

    ReplyDelete
  26. Alem disto cancelaram meu visto de Turista valido por 10 anos que tirei faz 6 meses, revoltante!!! Por que eu nao fiquei por la e vim de volta para o Brasil? Por ser honesta paguei um preco bem alto !!!

    ReplyDelete
  27. Olá.
    Tive o visto negado pelo motivo: - o senhor nao conseguiu provar vinculos no seu pais, e pode querer nao voltar dos EUA. Mas podera tentar o pedido de visto novamente.
    Se nunca fui em 60 anos, (por que NUNCA quis ir para lá, pois nunca me atraiu) e o motivo da ida, era por luto, e detalhe vai a familia inteira (6 pessoas do Brasil, 4 da Alemanha e 6 de outros paises Europeus).
    Por ser divorciado, ouvi do ridiculo (agente consuler) que eu nao tinha esposa e nao poderia ir, por falta de vinculos fortes no Brasil. Ah sim nenhuum, apenas uma empresa, imovel proprio.
    País ridiculo, funcionarios arrogantes e etc.
    Tentar visto novamente?
    Me poupe o motivo da ida, era por luto, e por 2 semanas.
    Enfim nem cheguei a mostrar os documentos numa entrevista vexatoria de menos de 1 minuto.
    Duvido muito que seja o ridiculo e arrogante consuler que decida conceder ou nao o visto a alguem.
    Se nao fui em 60 anos, jamais pensaria em morar la, e nao pretendo ir nunca. E nao passar por esta situação humilhante novamente.
    Alias queria um visto para visitar uma parente por luto, e nao visitar o pais.
    Simplesmente lamentavel o ocorrido.
    Desculpe por publicar o desabafo aqui, mas estou procurando algum lugar para relatar oficialmente o ocorrido, porem como diz o ditado, acho que so mesmo reclamando com o bispo.
    Ir para os EUA?
    Nem de graça, mesmo que no futuro nao exijam mais visto, e nem mesmo que me paguem.

    ReplyDelete