Thursday, March 15

Treinamento APIA

Stamford, CT...
1º DIA - 13/03 Acordei às 7h e fomos para o breakfast quase 8h. Comi pão parecido com pão de forma só que mais duro com geleia, metade de uma rosca com gosto parecido com panetone só que duro, salada de frutas, mas só a laranja e o abacaxi e suco de laranja sem açúcar. Às 8h30 fomos para o salão do treinamento, a Jody, a senhora palestrante se apresentou, disse 'welcome to USA!' e explicou sobre os arredores do hotel. Ela usa slides e falou sobre 'os 3 nãos': Drogas, Bebidas e Abuso infantil (inclusive apresentou um vídeo, diferente do usado no treinamento da APC, sobre não balançar/sacudir um bebê). Depois falou sobre respeitar as regras das comunidades, sobre quais documentos devemos deixar na bolsa, sobre vencimento do visto, sobre leis de trânsito (aqui pode fazer conversão para direita no semáforo vermelho), sobre viajar... enfim, muita coisa! Então, no 2º intervalo (nós temos 2 intervalos de manhã e 2 a tarde de 15 minutos) algumas meninas receberam presentes de suas host families e eu GANHEI!!! ^^ Uma bolsa, uma blusinha e um chaveiro de NY com a chave da casa! Um cartão me desejando boas-vindas e muitos pedaços de brownie feito por eles (em algum e-mail eles me disseram que sempre comiam e eu disse que adorava). Também recebemos um envelope explicando como vamos para a casa da família, a minha virá me buscar! No envelope também tem o cartão do seguro que escolhemos que deve ficar sempre com a gente. O almoço foi bom, comida mexicana, comi arroz, salada de tomate, cenoura, queijo... Como tivemos 3h de almoço fomos para o shopping! Lá fiz minha primeira compra, um saquinho com lenços demaquilantes da Victória Secrets, 6$. De volta ao treinamento, foi falado sobre chock cultural, adaptação (foi aí que ela perguntou de onde nós éramos e as brasileiras são, sem dúvidas, as mais animadas), horas de trabalho (podemos receber a mais, mas nunca trabalhar a mais rs), assistimos um vídeo com au pairs e host parents dando seus pontos de vista sobre o programa e a Denise falou sobre nossas LCC, o que perguntar, quando perguntar... Depois tivemos uma dinâmica, nos dividimos em 4 grupos e em uma 'cartolina' escrevemos nossas opiniões sobre os americanos, os homens, mulheres e crianças americanas. Também recebemos um cartãozinho para escrever se ficou alguma dúvida e a Jody leu e respondeu algumas. A janta foi às 19h e foi Pizza, de sobremesa cookies de chocolate! Como no meu quarto estou apenas eu e a brasileira Kéti, algumas das outras brasileiras vieram pra cá e ficamos conversando até a hora de dormir!
2º DIA - 14/03 Acordei às 7h, o breakfast foi igual e no treinamento, às 8h foi falado sobre a habilitação de cada estado, sobre os casos de crianças desaparecidas com exemplos em vídeos e sobre informações da host family na internet, fotos, blogs, facebook... Depois, recebemos a Lara e a Lynn para o curso de primeiros socorros (ela perguntou quantas crianças cada uma vai ter e quando perguntou '5 kids', apenas EU levantei a mão!). Acompanhamos pela apostila os slides e sempre era apresentado vídeo com exemplos. Aprendemos muita coisa: curativos, queimaduras, troca de dente (fada do dente), alergias, picadas... O almoço foi parecido com o do 1º dia, a Coca-Cola é sem gás nenhum e comi uma banana de sobremesa sentada numa mesa cheia de asiáticas que ficaram falando algo sobre 'brasileira/banana' kk Apenas 1h de almoço e na volta ao treinamento assistimos um vídeo com fotos das Au Pairs de 2006 muito longo e lindo! Depois foi falado sobre televisão: Barney, Vila Sésamo, World Girl, How it's made, pode; Simpsons, Power Rangers, não pode. Foi falado do lado pedagógico, bem diferente do Brasil, mas como educadora entendi que era sobre como desenvolver o psicomotor, o cognitivo e o afetivo da criança. Depois, uma dinâmica: nos dividimos em grupos de acordo com as idades das crianças que vamos cuidar (foi difícil para mim, já que tenho idades diferentes, mas optei por ficar no grupo dos 10 anos ou mais) e escrevemos o que podemos fazer com essa idade. Apresentamos para todos depois e o treinamento se encerrou. Quem ia para o tour em NY foi para o ônibus e como nem eu, nem a Kéti íamos, viemos para o quarto descansar e esperar às 18h para jantar e ir passear por aqui! Comemos um lanche no hotel (gigante) e fomos com a Carol e a Paloma para a Target, uma loja (gigante) que tem tudo. Quase comprei minha câmera digital para começar a tirar fotos, mas não tinha mais a que eu quero. Comprei uma chapinha, 30$. Voltamos às 21h e fomos arrumar as coisas e dormir.
3º DIA - 15/03 Acordei às 6h30, arrumei minhas coisas e descemos com as malas de mão e bolsas para o breakfast, foi igual, mas hoje tomei leite gelado com chocolate! 8h o treinamento começou e a Jody leu e explicou o restante das perguntas feitas no 1° dia e nos orientou sobre os meios de transportes para ir até a família (a minha vem me buscar aqui daqui a pouco!). No almoço tivemos feijão! Mas, bem diferente, claro e carne de panela com legumes, arroz e salada. Depois apresentou um vídeo muito completo sobre o desenvolvimento das crianças, abordando todos os aspectos - físico, intelectual e social das crianças e na nossa apostila tem 150 atividades para fazer com elas. Foi falado sobre os adolescentes, bulluing... E outro vídeo sobre comportamento das crianças, foi um resumão mesmo de tudo que aprendi na faculdade de Pedagogia: autonomia, independência, agressividade, valores, individualismo, criatividade... TUDO! Depois sobre como identificar se a criança está com fome, brava, sozinha, cansada... Explicou sobre os créditos dos nossos cursos, sobre como conversar com a família no começo, sobre como usar o site do APIA agora que podemos logar e por último, sobre o seguro saúde. Então, as meninas foram direcionadas para as van que as deixarão nos aeroportos, estação de trem e eu estou aqui no lobby do hotel com as meninas que vão morar próximas daqui e as famílias já vem chegando nos buscar! Que medo... ^^ AMEI O TREINAMENTO!
BRASILEIRAS =D 
Eu e a Kéti, minha companheira de quarto!

9 comments :

  1. Queridonaaa, Pelo jeito seu treinamento foi bem legal, espero que o meu tbm sejaaa....
    Estou feliz de ver que vc tem tido tempo de vir aqui no blog porque eu n tenho a mesma sorte...hsauhsuahsa
    Ve se não me esquece eim? Terça feira eu to na area..hsaushuash
    Beijooos
    conta como esta sendo com a familia eim?

    ReplyDelete
  2. Giii. ai esses dias deve estar sendo um sonho neh. Nossa eu to aqui super feliz por vc, por tudo isso! Não te conheço pessoalmente, mas sinto o qnto tem um coração bom. Deus abençõe a cada dia... um bjooo

    ReplyDelete
  3. Que legal seu treinamento Gisella!!!! Adorei!!!
    Felicidades e volte logo pra contar como foi a chegada hein na HF hein?! Hehe

    ReplyDelete
  4. Que legal Gi!!
    O treinamento pareceu ótimo mesmo!
    E como está se sentindo? Realizada né!
    Boa sorte no encontro com a família e que seu ano seja maravilhoso!!!
    Volte pra nos contar como foi!
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Ahhh Stamford! Para sempre no meu coração!
    Tenho certeza que vai aproveitar muito, porque essa área é ótima!
    Um abraço!

    ReplyDelete
  6. Giiiii, adorei as fotos e dividir o quarto com voce!!
    Agora temos que combinar de ir juntas pra New York City hein ahahhahaah =)
    Beijos ate maisssss!!

    ReplyDelete
  7. Parabééns Gisella!! Parece que seu treinamento foi muito 10!! Boa sorte e volta pra contar como foi a primeira semana na casa da família, como foi a reação dos kids, hein!
    beijão

    ReplyDelete
  8. Giii, amei seu post! Super detalhado!!! Já da pra ter uma ideia de como será o meu!
    Bjks

    ReplyDelete
  9. (olha eu aqui lendo de trás pra frente!) hehehe
    Li o lindo post sobre a chegada na família e agora to nesse (e pronto, tirei o atraso de novo).

    To adorando cada vez mais o blog, porque vc fala os detalhes e eu consigo imaginar tudinho como foi Isso é muito legal.
    Sabe outra coisa? Eu consigo imaginar a tua alegria nas atividades que vc descreve!!!! (principalmente lá no post depois deste, com a recepção da família)

    Beijooo

    ReplyDelete