Friday, February 28

Toronto (e Montreal), Canada

A very special trip...
To a place really cold! Essa viagem aconteceu com o propósito de REENCONTRO. Uma ideia que saiu da cabeça do Mike durante um Skype com minha mãe. 
Eu renovei o segundo ano como Au Pair na certeza de que iria receber a visita da minha mãe e irmão aqui nos EUA e por isso nem passou pela minha cabeça ir ao Brasil nas férias do primeiro ano. Canadá também nunca foi um sonho, mas minha host family havia me pedido para tirar o visto canadense para atravessarmos a fronteira na nossa viagem para Buffalo e poder visitar a Niagara Falls dos 2 lados. Porém, o visto não ficou pronto a tempo e acabei vendo a cachoeira apenas pelo lado americano mesmo. Enfim, os vistos americanos da minha mãe e irmão foram negados; minha mãe até tentou uma segunda vez mas nada adiantou... 
Foi então que no fim do ano eu e o Mike começamos a planejar de ir passarmos o natal no Canadá já que meu visto estava pronto. Fui contar pra minha mãe e ela achou super bacana que eu ia conhecer outro paísFoi então que o Mike perguntou se minha mãe poderia entrar no Canadá já que lá é outro país. E a partir daí todos ficamos muito animados porque descobrimos uma maneira de nos vermos! (já que eu aceitei ficar nos EUA por mais uns meses) Minha mãe e irmão foram tirar o visto canadense, mas só o dela foi aprovado... Depois escolhemos a semana, compramos as passagens, reservamos o hotel e contamos os dias!
Na segunda-feira à noite, minha mãe embarcou de São Paulo rumo à Toronto. O voo dela pela Air Canada custou 2 mil reais e não teve escalas. 
Quando o avião dela aterrizou lá (já terça-feira), o meu levantou voo saindo de New York com o mesmo destino. Meu voo também da Air Canada sem escala custou 200 dólares.
Primeira foto juntas (no táxi)
Por volta das 9am nos encontramos na sala de espera do aeroporto!!! Ela estava sentadinha bem de frente para a porta que assim que se abriu saí correndo para abraça-la ^^
Custa 60$ um táxi do aeroporto YYZ até o Ramada Plaza Hotel onde passamos a semana por 700$ (num quarto para 4 people lol)
Assim que fizemos o check in no hotel desfizemos nossas malas e a da minha mãe estava cheia de surpresinhas para mim *-* Bis, Trakinas, Pijaminha, Bikini, Bijus... quase não coube nas minhas malas hehe #ameitudomãe
Na nossa programação, iríamos ao Outlet Vaughan Mills, mas como é um pouco afastado da downtown o táxi ficaria caro já que havíamos perdido os shuttles...

Só que para nossa sorte, ou melhor, para a sorte da minha mãe, no shopping super chique Eaton Centre, a loja Sears estava sendo fechada e todas as roupas femininas estavam com 70% de desconto!
Depois de passarmos horas escolhendo roupas pra minha mãe, nós fomos até o Nathan Phillips Square conhecer o Old e o New City Hall. Uma pista de patinação no gelo é 'montada' lá todo inverno e realmente esse lugar é um ponto turístico que não pode se deixar de visitar!
StreetCar
Quarta-feira amanheceu nevando e nós fomos tomar café da manhã no Tim Hortons, bem tradicional no Canadá, tem um em quase toda esquina.
Também passamos em frente ao Maple Leaf Gardens (até almoçamos lá outro dia). E depois fomos no Yonge - Dundas Square que fica no cruzamento dessas duas ruas, as mais famosas de lá e onde o shopping chique fica bem em frente.
olha o tanto de roupas que ela comprou
Adivinha onde fomos? No shopping de novo! Passamos na loja Victoria's Secret para comprar presentinhos para os parentes e amigos do Brasil :)
Na quarta a noite fomos no Art Gallery of Ontario e de graça!
De lá pudemos avistar a CN Tower iluminada!
Na saída paramos no Panera Bread para minha sopa favorita e voltamos ao hotel para descansarmos um pouco já que nosso ônibus saía para Montreal meia noite... Fomos de MegaBus e a rodoviária fica na esquina da Bay com a Edward (atrás do shopping e new city hall). Por 150$ nós duas fomos e voltamos de Montreal que para quem não sabe tem uma distância de mais ou menos 6 horas dirigindo de Toronto. Dormimos o caminho todo, claro, e chegamos em Montreal para o café da manhã, em Francês!
Gente, que graça de lugar... Nada americanizado, me senti realmente como se estivesse em outro país! As pessoas nos comércios falam inglês, mas primeiro eles te recepcionam com um Bonjour, ou Oui =]
Da rodoviária, andamos uns 15min até chegarmos na Rue Saint Paul e subir até nosso primeiro ponto, a catedral Notre DameEm francês se diz Basilique Notre-Dame e é uma igreja super famosa dos anos 1800... Linda, cheia de detalhes, adoramos.
Paga-se 10$
para entrar!

O segundo lugar foi o museu Pointe-à-Callière, mas só do lado de fora porque ainda estava fechado.

A minha mãe não se
aguentava com tanta neve!
Logo ali em frente já está o Old Port, a água toda congelada, claro. Aliás, foi nessa hora que sentimos o maior frio de toda nossas vidas, ainda era de manhã e por estarmos ao lado da água e com a temperatura -25ºC =0 Corremos para um táxi!


Habitat 67




O taxista não falava inglês, mas conseguiu nos entender em espanfranhol haha Ficou 25$ para irmos até o Biodôme de Montréal que é ao lado do complexo olímpico que estava fechado para reforma...

os pinguïns são a atração! 

Amamos o lugar, valeu muito à pena (e era quentinho lá dentro!). Tinha uma excursão de alguma escola por lá e foi muito bonitinho escutar todas aquelas crianças falando em francês...
A moça super simpática de lá nos ajudou como pegar o metrô já que tinha uma estação bem ali; e então fomos ao Parc Jean Drapeau para minha mãe realizar o sonho de brincar na neve!
Ela até tentou fazer um boneco de neve haha e lógico, não podia faltar o anjinho na neve =)
Depois de cansar de tanta neve, nós fomos ao Atrium - Le 1000.
Tem uma pista de patinação linda lá e vários restaurantes ao redor onde comemos comida Tailandesa.
Como a rodoviária era ali do lado e já que minha mãe não quis patinar no gelo até porque estávamos mortas de cansadas, resolvemos pegar o ônibus que saiu às 17h30 e só chegou em Toronto quase meia noite... 
Gostamos muito de Montreal e apesar de todo aquele intenso frio, foi muito bom termos ido até lá :]
O dia seguinte foi lógico, de descanso... dormimos até bem tarde e depois resolvemos sair pra almoçar e irmos visitar o Royal Ontario Museum porque o prédio dele é um super ponto turístico e realmente super interessante!


Para chegarmos até o museu, fomos caminhando mesmo do hotel (ao norte) e nós passamos pelo Queen's Park e pela Universidade de Toronto, além de conseguirmos avistar a Casa Loma... prédios lindos e lugares, que mesmo com a paisagem morta de inverno, são encantadores.
Nosso sábado foi de completo luto... acordamos com a triste notícia do falecimento da minha avó, mãe da minha mãe, e não preciso nem dizer que o dia foi realmente muito difícil :'(
(o Mike estava com a passagem comprada para passar o fim de semana com a gente, conhecer minha mãe... mas, decidimos que não seria um bom tempo)
Porém no domingo, amanhecemos um tantinho renovadas e achamos melhor não desistirmos dos nossos passeios e criamos forças para sair do hotel pra irmos até o St. Lawrence Market, lá é como o Mercadão de São Paulo, resolvemos tomar café da manhã por lá... só não sabíamos que o lugar não é aberto aos domingos...
Ali ao lado fica o Flatiron Building, um prédio super estreito no meio de uma pracinha.
Nos fundos do prédio tem uma pintura bem divertida, parece um tecido rasgado.
Andando mais um quarteirão, encontramos o Hockey Hall of Fame e fomos procurar o PATH, um shopping subterrâneo. Enorme e muito interessante, mas todas as lojas estavam fechadas...
A próxima parada foi a Union Station Rail que lembra muito o Grand Central de NY.
De lá descemos até o Harbourfront Centre, mais um lugar que mesmo no inverno precisa ser visitado. Todo o cais estava congelado por causa de tanta neve e claro que nenhum passeio de barco acontece durante o inverno, mas mesmo com o frio fizemos de tudo para aproveitarmos nossa visita ao local.




Também bem próximo dali fica, acredito que o mais popular ponto de referência de Toronto, a CN tower. Tem um aquário ali do lado e o Rogers Centre do outro, além do famoso restaurante 360º. Bom, como estava nevando e como vocês podem perceber pelas fotos, o dia estava com muita neblina, não íamos ter uma vista bonita de lá de cima... portanto acabamos decidindo por não subir mesmo. Saindo de lá, a intenção era pegar um StreetCar na Spadina Ave para voltarmos pro hotel. Mas nem todas as linhas estavam funcionando por causa de tanta neve, assim fomos andando por toda a Spadina e foi até bom porque atravessamos pela Chinatown. -.-
O dia seguinte já era o último... segunda-feira de novo mas nossos voos eram só a noite e o check out do hotel de manhã. Foi então que tivemos a idea de deixarmos nossas bagagens na recepção do hotel e pegar um ônibus para visitarmos a Niagara Falls. Com pouco mais de 1h30min chegamos em Niagara-on-the-lake e caminhamos até a cachoeira famosa que fica na divisa do Canadá com os EUA e que por causa do winter, estava quase toda congelada!
No fim da tarde já estávamos de volta ao hotel pegando um táxi ao aeroporto... Dar o abraço de despedida sem dúvidas não foi a melhor parte, mas dizer "te vejo em 4 meses" foi muito gostoso! *-*
Chegando em NY

PS1: Agora que terminei o post, quero deixar aqui o link do blog da Gaby, que mora no Canadá e sempre posta dicas incríveis de lugares e tudo o mais sobre lá. Confesso que o blog dela me ajudou bastante na hora de selecionar alguns lugares que visitei :) gabynocanada.com (no Mike, Gaby is not against Canada, she actually loves it... the word "NO" in Portuguese means "IN" 'Gaby IN Canada, not Gaby NÃO Canadá! haha) {sim, ele me fez esse comentário, raxei, e precisei por aqui!}  
PS2: Algumas meninas me perguntaram como fiz para tirar meu visto canadense. Tem 2 opções; online ou mail. Eu escolhi a segunda porque não quis ficar escaneando os documentos. Nesse link baixe os applications
Clique na foto para visualizar (pela checklistquais documentos e apps eu usei. Eu paguei 75U$ para o visto de turista de 1 entrada, não sei se o valor aumentou. Também é interessante pedir para a host family escrever uma cartinha dizendo que você é Au Pair deles e está indo viajar e tal, e também é legal anexar um extrato da sua conta bancária daqui como prova de endereço e $. O pagamento da taxa é feito em qualquer banco como "personal money order". Depois de ter as fotos, os apps impressos e assinados, o 'check'... Sem marcar hora, é só comparecer no consulado canadense, não é entrevista, só entregar tudo (+ um envelope "Express Mail" e um selo de 20$) e dizer o motivo pelo qual quer o visto. Em 15 dias você recebe seu passaporte com o visto! Lembrando que sou Au Pair em NY. Minha mãe preferiu pagar um despachante para ajudar com o dela no Brasil por ser um pouco diferente, mas digitando no google 'como tirar o visto canadense' dá pra achar o passo-a-passo e seguir tranquilo. É isso, se precisarem de ajuda para mais detalhes ou perguntem nos comentários ou me enviem e-mail mesmo. Canadá se tornou memorável!

30 comments :

  1. Gi...
    Acabei não comentando no ultimo post, mas espero que Deus esteja confortando o coração de vocês com essa perda tão difícil, não da para imaginar o que é receber uma noticia dessa em plena viajem com sua mãe que não via a tanto tempo, mais tenho certeza que Deus sabe de todas as coisas, que bom que vocês tinham uma a outra para se "confortarem",...
    Eu não canso de repetir que ADORO suas fotos... lugar lindo, maravilhoso, mais esse monte de neve me assusta um pouco rsrsrsrs, em 2009 estava louca para fazer um intercambio de 1 mês para o Canadá, mais acabou não rolando, mais depois desse post, despertou a vontade novamente, e se eu tiver a oportunidade, tentarei ir !!!!
    Então o Mike acabou não conhecendo sua mãe?
    Nossa 4 meses e você já estará em solo brasileiro heim... Não sei estarei no Brasil... Mais se tiver ADORARIA marcarmos um au pair meeting... ficaria super realizada de ouvir um pouco mais sobre suas histórias e experiencias... fora que seria super chique conhecer a GI - CELEBRIDADE como diz a Duda !!!!
    Beijos <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Thais... obrigada pelas palavras amigas e sim, Canadá é lindo nunca mais deixe passar nenhuma oportunidade =]
      Pois é... agora ficou pro Mike conhece-la no BR mesmo.
      E com certeza, se vc não embarcar até eu chegar marcaremos um Meeting! ;)
      Beijinho :*

      Delete
  2. Com o pouco tempo que tenho agora que estou dando aulas de inglês para crianças a fim de viajar como Au Pair no ano que vem, o único blog que consigo e amo acompanhar é o seu *-* Amo ler cada post seu. O que fez eu me identificar primeiro foi o fato de você ser de Indaiatuba, e eu ter morado lá por um tempo *-*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Nati! Que legal q vc morou na minha cidade =] E q mara q vc já manja no Inglês e ta usando isso em favor aos preparativos para o programa, já te desejo boa sorte e espero q minha história como Au Pair tenha te inspirado de alguma forma.. Bjão

      Delete
  3. Olá Gi
    Adorei o post de hoje, deve ser muito bom rever alguém que por quase 2 anos somente foi por Skype...
    Que triste receber uma noticia dessas em pleno momento de reencontro com sua Mamis...
    Ps. Fotos lindas, Canada mesmo com tanta neve ainda me parece um lugar lindo...

    BjOS

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Thais.. pois é essa foi uma viagem de muitas emoções mesmo, mas no fim penso q era pra ter sido dessa forma. E sim Canada é lindo =] Bjoka

      Delete
  4. Oi Gi.
    Que lindas as aventuras pelas quais vocês passaram. Adorei o post, adoro posts assim que nos falam tanto da parte divertida quanto dos custos, rs.
    Beijos <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Rô.. q bom q gostou do post, continue acompanhando, todo mês faço um post sobre algum lugar q visitei e sempre tento registrar "gastos" lol BJO

      Delete
  5. Nossa a melhor viagem que você já fez né Gi, pelo motivo de poder reecontrar sua Mãizinha querida!! Fico feliz pelo reencontro, e no fim Deus faz tudo certo, acredite, e Ele fez.. Você merece.. bjs :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Fran.. Sim, foi uma viagem MUITO esperada e linda :) Obrigada, Beijinho

      Delete
  6. Filha o post ficou tudo muito lindo!!!
    Que paisagem maravilhosa!!! todo lado que olhava era digno de cartão postal

    apesar do frio congelante foi inesquecível quanta neve
    fico até agora imaginando como viver em um lugar com tanta neve e friooo assim rs Foi a melhor viagem que fiz só de ter abraçado forte a minha filha querida ...deu pra amenizar um pouco a saudade
    sua vozinha com certeza lá junto com papai do
    céu ficou muito feliz de ver o nosso reencontro pois ela torceu muito pra dar certo a minha viagem e levei o abraço e beijo que ela pediu pra entregar pra você.


    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mãe!
      Eu sei o quanto vc se encantou com as paisagens e com toda aquela neve junta! Também amei ter te abraçado... nunca havia sentido tanta saudade antes... mas agora já prometemos uma à outra que nunca mais ficaremos 2 anos longe neh rs
      Sim mãe, tenho certeza q a vozinha está mto feliz por nós e q ela se foi pq realmente era sua hora ......... Te amo

      Delete
  7. Oiee!
    Que delícia de viagem Gi!! Matar a saudade é muuuuito bom!!
    Devia estar mega frio, mas os lugares são tão lindos!!! Vale a pena visitar! Menina,adorei a basílica, é muito linda!
    Sinto muito pela sua avó!
    Hahaha! Jura que o Mike pensou isso?! Haha!
    Obrigada pela visitinha lá no blog! Beijinhos!! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Thamy..
      Sim, estava MUITO frio mas tudo valeu muito a pena =]
      Beijoka

      Delete
  8. nossa gi, nao consigo nem imaginar qual foi a sensação de encontrar tua mae depois de tanto e tempo, e mais, depois de taaanto trabalho pra conseguirem mesmo um jeito de se encontrarem. alias, abençoado esse teu namorado, com essa ideia ne?
    lindas as fotos, eu amo a paisagem do inverno hehe e se tu aguentou o frio dai, certamente aguentara aqui em MN, pq segundo minha host, ai é mais frio que aqui hehe

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Duda!
      Nossa, nem me fale... O Mike ganhou muitos pontos no conceito da minha mãe!
      Também acho linda a paisagem de inverno, mas todo dia por 3 meses enjoa =P
      Olha, talvez Montreal sim... mas ainda acho que MN ganha de TO no quesito COLD!!! lol
      Te vejo em 2 semanas! Bjo

      Delete
  9. Giii voce foi para o meu pais favoriiito *---------*
    Em 2012 fiz um intercambio so para estudar ingles, e fiquei 1 mes em Montreal! Cada fotinho que eu via sua, me lembrava de alguma coisa! Adorei =))
    E foi uma otima ideia pensar em tirar o visto pra sua mae la! Acho que ate melhor, porque ai voce tbm conheceu um lugar novoo!
    Sinto muuito mesmo pela sua avo :/ Ainda bem qe vcs estavam juntas nesse dia ne? :(

    Beijos Gi!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Fer.. ai q legal q vc já conhecia lá! Lindo mesmo =]
      Pois é, se soubéssemos antes, teríamos nos encontrado mais vezes.. no México, no Caribe... lol bj

      Delete
  10. Ola Gisella... vcs curtiram muito hein? Adorei as fotos e obrigada por citar o blog por aqui. NUNCA tinha visto o nome no como não heheheh.... mas como escrevo em portugues eu acho que o nome deve ser em portugues tbem. Enfim, obrigada e beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Gaby, imagina.. obrigada vc e nunca pare de postar, vc arrasa! Vc viu q engraçado essa história do nome?! aiaiai Bjos

      Delete
  11. Oi fofinha, loved reading this post. So wonderful to know my idea brought a wonderful mother and her daughter together for a nice (cold) vacation. I can't imagine how your mom felt not only seeing snow for the first time but seeing her daughter after such a long time. I'm sure you were both filled with the same incredible emotions. I'd like to apologize to gabynocanada, I now know its not gabyNOcanada, canada is awesome right? who could say no to it!? haha anyways another month and another great trip passes in the life of gisella. I'm very happy I can be apart of her adventures. Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hey fofinho, we don't even know how to thank you for had given us that awesome idea! I just wish you could have gone there too to finally meeting my mom in person =] Well, you already know where I'm going next... MN !!! (without you, I know... don't be jealous, I promise the trip after that will be somewhere With YOU) Beijo

      Delete
  12. Nossa, que viagem gostosa :) Adoro seu blog, parabéns pelo post... beijos

    ReplyDelete
  13. Oi Gih, ain que delícia de viagem *-*
    Adorei seu post e adoro eles pois AMO quando as blogueiras postam fotos, fica mais ilustrativo e mais interessante ver como é td e como estava etc... ^^
    Beijão ... ;*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Fer! Ah eu amo postar fotos tb.. q bom q gostou =] Bjinho

      Delete
  14. Oi Gisella, tudo bem?
    Gostei muito do seu blog, as histórias são ótimas! Também fui intercambista, e me identifiquei com muitas coisas que você contou =)
    Tenho um site que reune blogs de intercambistas, se chama “Intercâmbio Blog”. Seria muito legal se você divulgasse seu blog lá! É de graça, na verdade fiz para ajudar futuros intercambistas a encontrar todos os blogs da cidade/país de destino em um só lugar.
    É só acessar www.intercambioblog.com.br e adicionar o link do seu blog.
    Por favor, participe! Com certeza muitas outras pessoas também vão gostar de saber sobre a sua experiência =)
    Bjs, Gabi.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Gabi.. pronto! já me inscrevi Obrigada vc tb... Bjs

      Delete